Desafios para a AME-Brasil

O ano de 2015 foi extremamente desafiador para a AME-BRASIL. A passagem de nossa idealizadora, fundadora e presidente, doutora Marlene Nobre, foi verdadeiro teste à maturidade de uma instituição que completou 20 anos de existência.
Marlene enxergava que as AMEs tem o compromisso com o desenvolvimento contínuo do braço científico do Espiritismo. E não foi apenas um vislumbre, ela trabalhou ativamente para isso. O V MEDNESP, realizado em 2005, na cidade de São Paulo, organizado por Marlene Nobre, recebeu Dr. Harold Koenig, médico americano com grande destaque na área de Medicina e Espiritualidade. A vinda do Dr. Koenig, a convite da doutora Marlene Nobre, encontrou o Brasil com uma tímida produção científica na área, que tem os Estados Unidos como líder em pesquisas e publicações. Conforme podemos hoje constatar, o Brasil hoje se situa entre países líderes em pesquisas neste campo novo, tendo os pesquisadores de AME-BRASIL como destaque mundial Lucchetti & Lucchetti (2014).
Não podemos deixar de reconhecer que o estímulo de Marlene Nobre impulsionou a Medicina brasileira e colaborou decisivamente para que hoje tenhamos pesquisadores de reconhecimento internacional no campo Medicina e Espiritualidade.
No ano de 2015, além das publicações em Medicina e Espiritualidade, tivemos, através dos pesquisadores da AME-BRASIL, publicações de impacto em outros campos abrangidos pelo modelo médico-espírita, a mediunidade e a relação entre Saúde e Espiritismo.
Marco Bastos, da AME-MS, e Giancarlo Lucchetti, da AME-BR, e colaboradores, publicaram ampla revisão sobre Estudos Científicos sobre Mediunidade publicados no século XXI ( Bastos Jr et al. (2015) ). Nessa revisão, os autores detalharam os tipos de estudos publicados neste século e descreveram seus achados que relacionam associação entre mediunidade e boa saúde mental, poucos estudos sobre a fisiologia do transe mediúnico e também estudos que verificaram acurácia das informações recebidas pelos médiuns.
Alessandra Lucchetti, da AME-BR, e colaboradores, publicaram estudo que focou no tratamento complementar da Depressão através das técnicas oferecidas pelo Espiritismo (Lucchetti et al. (2015)). Através de observação das técnicas espíritas empregadas em um centro espírita e entrevista com pacientes, a autora descreveu minuciosamente as terapias oferecidas a todos os pacientes em geral e descreve análise de dois casos tratados.
Em 2015, a AME-Internacional, entidade que a AME-BRASIL participa ativamente, promoveu eventos na Europa e destacamos o alto nível científico-acadêmico de eventos em Lille (França) e Londres (Inglaterra), onde o intercâmbio entre o departamento de pesquisas da AME-BR/AME-Int com pesquisadores convidados para os eventos, oriundos da Suécia e da Inglaterra foi de grande sucesso.
A produção científica patrocinada pela AME-BRASIL é um legado de Marlene Nobre que nossa instituição mantém e atualmente se estrutura para ampliar no ano que se inicia. Entendemos que a proposta do modelo médico-espírita para uma nova Medicina se efetuará com a inserção contínua no meio acadêmico, através de pesquisas científicas e promoção de eventos científicos em todo o mundo.
Acreditamos que iremos cumprir nosso compromisso através do trabalho contínuo na área acadêmica de nossa AME-BRASIL.

BASTOS JR, M. A. V. et al. Mediumship: review of quantitatives studies published in the 21st century. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 42, n. 5, p. 129-138, 2015. ISSN 0101-6083.

LUCCHETTI, A. L. G. et al. Spiritual Treatment for Depression in Brazil: An Experience From Spiritism. EXPLORE: The Journal of Science and Healing, v. 11, n. 5, p. 377-386, 2015. ISSN 1550-8307.

LUCCHETTI, G.; LUCCHETTI, A. L. G. Spirituality, Religion, and Health: Over the Last 15 Years of Field Research (1999–2013). The International Journal of Psychiatry in Medicine, v. 48, n. 3, p. 199-215, 2014. ISSN 0091-2174.

Deixe um comentário

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU