25 anos da AME-Brasil

Beto
25 anos da AME-Brasil

Dr. Carlos Roberto de Oliveira – AME-Brasil

No dia 17 de junho de 1995, durante o 3º Encontro das Associações Médico- Espíritas de São Paulo, na cidade de São Paulo, com a presença de nove instituições (AMEs), foi fundada a Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), tendo como presidente a Doutora Marlene Nobre, a qual, permaneceu nesta função até seu retorno à pátria espiritual, em 05 de janeiro de 2015. Hoje, a AME Brasil é conduzida pelo Dr. Gilson Luis Roberto, como presidente, e auxiliado por outros colegas. A AME-Brasil tem a função de congregar as AMEs estaduais, regionais e municipais, possuindo, no momento, setenta e uma AMEs associadas e sete em fase de organização.

Este ano, estará completando 25 anos de sua criação, seguindo uma trajetória, sempre crescente, de implantar o ideal de saúde integral proposto por Jesus, como perfeita harmonia da alma, e de levar um conteúdo de espiritualidade e humanitarismo para os diversos campos de atuação do Ser Humano, em especial, da medicina. Sua principal missão é promover a integração entre a ciência e a espiritualidade, principalmente, através de pesquisas e realizações de eventos com esta finalidade.

Desde a sua fundação, em 1995, Já organizou treze Congressos (Mednesp), sendo os sete primeiros na cidade de São Paulo e os outros, na sequência, em Porto Alegre, Belo Horizonte, Maceió, Goiânia, Rio de Janeiro e, por último, em Teresina, sempre bienalmente. A fim de melhor cumprir sua missão, dispõe de onze departamentos, com atividades e objetivos específicos, sendo eles: Acadêmico, Bioética, Comunicação, Cuidados Paliativos, Saúde Mental, Editorial, Ensino, Pesquisa, Espiritual, Família, Solidariedade Humana e um núcleo de apoio aos animais (NUVET). Ao longo destes vinte e cinco anos de atividades, publicou 25 edições da revista Saúde & Espiritualidade, abordando diversos assuntos no campo da ciência, filosofia e religiosidade, sempre procurando defender a vida em todas as etapas, desde o embrião até a senilidade, reconhecendo que o primeiro e maior direito de todos os seres é o de viver. Além disso, publicou livros, artigos nacionais e internacionais, banco de teses e editou diversos boletins eletrônicos, sempre buscando divulgar as atividades de cada AME. Nesta tarefa,
forma parceria com o movimento espírita local e, através dos Institutos de Saúde, busca estreitar os laços de solidariedade e caridade cristã com o próximo.

A AME Brasil também vem incentivando e apoiando, através de suas associadas, a implantação de disciplinas acadêmicas sobre saúde e espiritualidade nas universidades, criação de cursos de extensão universitária, cursos de pós-graduação em faculdades, assim como a formação de ligas acadêmicas e núcleo de pesquisas, sempre com o objetivo de divulgar e ampliar a visão integral e multidimensional do Ser Humano, formado de corpo, mente e Espírito. Acreditamos que ao longo destes anos a instituição tem contribuído consideravelmente com os meios de preparar o profissional da saúde do futuro, fundamentado numa ética humanitarista, tendo como base o ideal cristão, pregado pelo maior de todos os médicos, Jesus, cuidando do próximo como se fosse a si mesmo.

Parabéns a todos que, nos dois planos da existência, fazem a AME-Brasil.

Dr. Carlos Roberto de Oliveira é 2º Secretário da AME-Brasil, médico anestesiologista e presidente da AME-Campina Grande (PB)

Deixe um comentário

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU