Mais de mil pessoas participam de eventos relacionados à saúde e espiritualidade na Europa

Giovana Campos

 

Áustria, Polônia, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Itália, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo contaram com a presença de palestrantes brasileiros e estrangeiros divulgando o ideal médico-espírita. Aproximadamente 1500 pessoas destes dez países tiveram relatos de estudos e pesquisas envolvendo diversos aspectos da saúde e espiritualidade, além do lançamento internacional do livro Chico Xavier – Meus Pedaços do Espelho, de autoria da Dra. Marlene Nobre, presidente da AME-Internacional em algumas localidades.
Veja abaixo o breve relato da passagem da AME-Internacional em alguns dos países visitados, na visão dos organizadores locais.

Áustria, Polônia, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Itália, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo contaram com a presença de palestrantes brasileiros e estrangeiros divulgando o ideal médico-espírita. Aproximadamente 1500 pessoas destes dez países tiveram relatos de estudos e pesquisas envolvendo diversos aspectos da saúde e espiritualidade, além do lançamento internacional do livro Chico Xavier – Meus Pedaços do Espelho, de autoria da Dra. Marlene Nobre, presidente da AME-Internacional em algumas localidades.
Veja abaixo o breve relato da passagem da AME-Internacional em alguns dos países visitados, na visão dos organizadores locais.

Lyon, França – Fábio Mendes

O Movimento Espírita Francofônico recebeu pela sétima vez a AME Internacional para realização do evento “Congresso de Medicina e Espiritualidade” na cidade de Lyon, na França, nos dias 18 e 19 de outubro. Mais de 100 participantes estiveram presentes neste evento que contou com a colaboração de inúmeros voluntários do movimento espírita europeu. O congresso foi oficialmente aberto pela presidente da AME-Internacional, Dra. Marlene Nobre, que fez em seguida a primeira conferência do evento “A Integração da Medicina e da Espiritualidade”. Neste evento participaram também os médicos da AME Dr. Jorge Daher Jr, Dr. Giancarlo Lucchetti, Dra. Alessandra L. G. Lucchetti e Dr. Décio Iandoli Jr. Os palestrantes europeus que apresentaram temas ligados à espiritualidade foram: Olfa Mandhouj, do Hospital André-Mignot de Paris, Gerhard Gmel do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, Miguel Farias, da Universidade de Coventry, na Inglaterra e a psicóloga Lucy Velasco Gonzalez, de Tours, França. Mais informações sobre o evento em Lyon na França podem ser encontradas em: http://congres.lmsf.org

Londres, Inglaterra – Elsa Rossi
A Dra. Marlene Nobre, presidente da AME-Internacional e AME Brasil, retornou a Londres para mais um seminário de Preparação do Trabalhador Espírita, em outubro de 2014, organizado pela BUSS – British Union of Spiritist Societies.
Assim como o seminário realizado no ano passado, novamente a BUSS convidou, Dra Marlene Nobre, para coordenar o Seminário sobre Mediunidade em duas noites: Dia 21/10, das 19h às 21h30, no salão Large Common Room do Goodenough College no centro de Londres. A primeira parte enfocou o tema “Ser Médium” e na noite posterior, o foco foi “Mediunidade: atenção e cuidados”. Esta última noite teve a parceria da BUSS com a Sir William Crookes Spiritist Society, que foi o anfitriã da noite.
Compareceram quase todos trabalhadores da área da mediunidade e estudantes de Curso de Preparação para a tarefa na mediunidade, de todos os grupos espíritas do Reino Unido. Assim, os mais de 50 participantes puderam tirar suas dúvidas e reforçar o trabalho na mediunidade com Jesus em suas casas espíritas.
Raquel Vilela, do Grupo Francis of Assis Spiritist Study Society fez a gravação amadora, em DVDs apenas para os grupos espíritas, não para comercialização. Os grupos estão recebendo os dois DVDs, como uma lembrança e uma oportunidade de voltarem a rever e refrescar a memória neste estudo deveras importante e fundamental para a casa espírita, com bases sólidas em Allan Kardec e Chico Xavier.

Lisboa, Portugal – Rosário Jordão
Nos dias 25 e 26 de Outubro último, Lisboa foi palco das IX Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade, reunindo na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa mais de 1.000 pessoas para ouvirem médicos portugueses e brasileiros dissertarem sobre o tema central deste ano: “Da alma ao corpo físico: a saúde integral”.

Realizadas em conjunto pela Associação Médico-Espírita Internacional, Associação Médico-Espírita de Portugal (AMEPortugal), e Verdade e Luz-Editora e Distribuidora Espírita – uma parceria que funciona harmoniosamente há já 9 anos -, as Jornadas têm por fim oferecer ao público espírita e espiritualista deste País conhecimentos riquíssimos que nem sempre estão ao seu alcance e que, fundamentalmente, “procuram integrar saúde e espiritualidade, alargando os horizontes do conhecimento e ampliando pesquisas científicas, de modo a contribuir para uma profunda mudança de paradigma”, no dizer da Dra. Marlene Nobre, presidente da AME Brasil e da AME-Internacional.

Foram 11 as personalidades que estiveram este ano no evento e que, com os seus profundos conhecimentos, contribuíram para que tivéssemos assistido a palestras de grande qualidade e para que, mais uma vez, possamos dizer que cumprimos o nosso objetivo: divulgar o paradigma médico-espírita!

Um dos destaques deste ano foi a brilhante conferência de abertura proferida pelo Dr. Luís Portela, presidente da Fundação BIAL – que é a fonte de pesquisas em Medicina e Espiritualidade mais importante de Portugal e também uma das mais influentes da Europa -, que nos falou sobre o tema do seu último livro, “Ser Espiritual: Da Evidência à Ciência”, sendo longa e entusiasticamente aplaudido pelo público.

Sem contar com as sempre instrutivas e igualmente brilhantes intervenções dos Drs. Marlene Nobre, Irvênia Prada, Décio Iandoli Jr., Roberto Lúcio Vieira de Souza e Fernando de Souza, intervieram igualmente os seguintes médicos e enfermeira portugueses, integrantes da AMEPortugal e da AME NORTE (filiada à AMEPortugal): Maria Paula Silva, Gláucia Lima, Maria Inez Ruvina e Cristina Gonçalves Pereira, que fizeram umas exposições muito didáticas, oportunas e plenas de informações relevantes.

De salientar ainda que tivemos igualmente conosco o conhecido orador espírita e juiz brasileiro Haroldo Dutra Dias, tradutor do “Novo Testamento” e fundador do Instituto SER e do Portal do mesmo nome, o qual teve duas belas intervenções, falando-nos no sábado sobre o livro “Pensamento e Vida” (da autoria do Benfeitor espiritual Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier), e no domingo, trazendo-nos uma passagem do Evangelho, “A cura do cego de Betsaida”. A sua intervenção foi aplaudida em pé pela maioria dos presentes na Aula Magna.

Milão, Itália – Regina Zanella

Nos dias 25 e 26 de outubro, aconteceu na cidade de Milão, na Itália, o segundo Encontro de Medicina & Espiritualidade, realizado em colaboração com a AME Internacional e contou com a participação da Dra. Antonia Marilene da Silva, de Brasília e o Dr. Carlos Roberto Souza, de Campina Grande, na Paraíba. E do italiano Daniele Gullà, pesquisador e perito biométrico, da cidade de Bolonha.
O encontro foi realizado na sala do Gruppo Sentieri dello Spirito, que nos dois dias
hospedou cerca de 100 pessoas, a maioria italianos.
Foram tratados os seguintes temas: Comunicação mente-cérebro-célula (Dr. Carlos); A Espiritualidade na pratica clinica (Dra Antonia); Consequências espirituais do uso de drogas / Monofobia e vicios da internet (Dr. Carlos); E.Q.M. e Vida eterna / Emoções, Coração e Espiritualidade (Dra. Antonia).
Estes temas profundos, tratados com sensibilidade, dedicação e amor, a luz da Doutrina Espírita, literalmente “absorvidos” pelo público, encantados também pela simplicidade e preparação dos expositores, que considerou a apresentação um diálogo de coração a coração.

Haia, Holanda – Maria Moraes

O Movimento Espírita Holandês recebe pela sexta vez a AME Internacional para realização do evento “Congresso de Medicina e Espiritualidade” na cidade de Den Haag (Haia) na Holanda, no dia 1º de novembro com a participação de 76 pessoas de varias nacionalidades. Após a apresentação musical da pianista Akemi Alink o Dr. Jorge Daher Jr, proferiu a palestra de abertura com o tema “Evidências científicas da Vida após a morte” em seguida Dra Marlene Nobre abordou o tema “Médium comprova vida após a morte física”. Na sequência tivemos as apresentações da Dra. Miriam Sommer, médica homeopata, brasileira radicada na Holanda sobre “O desafio da imigração e o seu impacto sobre a vida do povo hospedeiro (ou anfitrião) e o impacto sobre a vida do imigrante. A educação espiritual como instrumento de superação”, Dra Márcia Regina Colasante Salgado” falou sobre “A vida da alma após esta vida”, Dr. Fernando de Souza “Como lidar com Mediunidade e Obsessão em crianças”, Dra Maria Heloisa Bernardo (psicóloga) sobre o tema “Compulsões, Dependência e Atuação Espiritual – Bases da Recuperação da Dependência Química”, e no encerramento o Dr. Carlos Roberto de Souza Oliveira apresentou o tema ” O Sofrimento – seu significado e importância para a Alma” .

No mesmo local, no dia 2 de novembro Dra Irvênia Prada falou com muita propriedade sobre “A Questão Espiritual dos Animais” em seguida Dra Marlene Nobre abordou o tema “Depressão e Obsessão, Pontos de Interseção” para um publico de mais quarenta pessoas.

Bad Honnef, Alemanha – Fernanda Marinho Göbel

Teve lugar em Bad Honnef, no Hotel Seminaris, em 8 e 9 de novembro o 7º Congresso Alemão de Medicina da Alma, da AME-Internacional, organizado pelo Grupo de Estudos e Trabalhos Allan Kardec – ALKASTAR.eV.

O evento contou com um público de cerca de 160 pessoas e transcorreu num clima de muita harmonia e fraternidade. Os palestrantes brasileiros, entre eles Dra. Marlene Nobre, Presidente da AME-Internacional, Dra. Maria Heloísa Bernardo, Dr. José Fernando Barbosa de Souza, Dr. Carlos Roberto de Souza Oliveira e Prof. Dr. Jorge Cecílio Daher Jr., apresentaram entre outros, temas relatando a experiência brasileira de trabalho cooperativo entre médicos e a Casa Espírita, mostrando ser possível uma ponte entre a medicina e a espiritualidade.

Os palestrantes alemães, entre eles Prof. Dr. Niko Kohls, Dr. Lothar Hollerbach, Ralph Dahmen, Dieter Hassler e Dagobert Göbel, discorreram sobre temas diversos, voltados para a necessidade de uma compreensão melhor do que é o ser humano, a existência da alma, sua sobrevivência após a morte e a reencarnação, e ainda sobre a possibilidade já existente também na Alemanha de um trabalho cooperativo entre médicos e terapeutas e os grupos kardecistas.

Foi lançada para o público brasileiro durante o evento a última obra de Dra. Marlene Nobre “Chico Xavier – Meus Pedaços do Espelho”.

Tanto os palestrantes brasileiros como os alemães encontraram imensa ressonância no coração do público, que aplaudiu calorosamente.

Os momentos musicais oferecidos por Flávio Benedito ao piano, acompanhado pelos barítonos Maurício Virgens e Warren Richardson despertaram em todos os presentes abençoadas emoções, criando uma atmosfera de muita alegria e paz.

Bruxelas, Bélgica – Fábio Mendes

O Movimento Espírita Francofônico recebeu pela primeira vez na cidade de Bruxelas, na Bélgica, a AME-Internacional para a realização do evento “Colóquio sobre Medicina e Espiritualidade”. O evento realizado no dia 13 de Novembro contou com a participação de 45 participantes. E teve a participação de voluntários espíritas da cidade de Bruxelas. O evento foi aberto pelo senhor Jean-Paul Evrard, presidente do Movimento Espírita Francofônico, e pela Dra. Marlene Nobre com a primeira conferência “Medicina e Espiritualidade, um novo paradigma para a saúde”. O Dr. Jose Fernando Barbosa de Souza também participou do evento com a palestra sobre a esquizofrenia. Mais informações sobre o evento em Bruxelas na Bélgica podem ser encontradas em: http://congres.lmsf.org/bruxelles

Luxemburgo – Zelina Nascimento

O 5° Simpósio de medicina e espiritualidade teve a honra em receber em Luxemburgo, no dia 15 de novembro, a Dra. Marlene Nobre, médica ginecologista e presidente da AME internacional e Brasil, o Dr. Fernando Souza, neuropediatra, especialista em saúde mental, fundador e presidente da AME Cariri – Ceará – Brasil, a Dra. Márcia Regina Colasante Salgado pneumologista e especialista em medicina do trabalho e a Dra. Irvênia Di Santis Prada, médica veterinária e titular em neuropatia veterinária na Universidade de São Paulo.

Na ocasião foram abordados temas atuais como a saúde física, mental e espiritual dos homens do terceiro milênio; problemas de déficit da atenção e comportamento das crianças e adolescentes; a dor como o caminho para a regeneração; e o papel das pessoas da terceira idade no equilíbrio e na harmonia familiar e social. Estes assuntos foram amplamente discorridos na presença de 102 ouvintes.

Foi com muito carinho, que esses queridos médicos do corpo e da alma, mensageiros de Jesus, ao fim de uma longa turnê pela Europa vieram nos abençoar com seus estudos, trazendo-nos o exemplo da alegria, da coragem, da fé e da determinação que devemos ter como exemplo para todos aqueles que desejam servir a Deus e levar a mensagem do Consolador em todo o planeta Terra.

Deixe um comentário

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU