Experiências espirituais de um idoso durante os cuidados paliativos

Confira o artigo do Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade da Faculdade Pernambucana de Saúde (GESESP), iniciativa mantida pelo DA-AME-EPE, publicado na Revista de Medicina da USP.
O artigo intitulado ‘Experiências Espirituais de um idoso sob Cuidados Paliativos’ traz a tona a discussão sobre o Diagnóstico Diferencial entre Experiências Espirituais e Psicóticas Não Patológicas e Transtornos Mentais, suscitando termos como Experiências Anômalas, Estados Alterados de Consciência, Spiritual Emergence, dentre outros.O relato busca mostrar a importância de instrumentalizar o profissional da saúde para abordagem espiritual de pacientes como o retratado. Afinal, tratar o paciente de forma holística levando em consideração inclusive seu aspecto espiritual é crucial na boa prática clínica. Garantir, similarmente, que haja formação em direitos humanos na graduação faz-se ponto chave na formação de um bom profissional médico.
A publicação tem a valiosa contribuição da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Cariri (LIASE – UFCA), do Grupo de Estudos em Espiritualidade e Cuidado Integral (GECI – Faculdade ASCES) e da Casa dos Cuidados Paliativos do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP Recife).
Arquivo disponível no Portal de Periódicos da USP:

Experiências Espirituais de um idoso sob Cuidados Paliativos

Deixe um comentário

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU