Histórico do DSH

O Departamento de Solidariedade Humana da AME-Brasil foi criado neste ano na última Assembléia Geral da AME BRASIL, realizada por ocasião do MEDINESP 2007 por sugestão da Dra. Marlene Nobre e diretores das AMEs representadas. Este departamento visa inspirar ações no terreno prático do exercício Médico-Espírita, agora vinculados à estrutura das AMEs.

O Dep. de Solidariedade Humana da Ame-Brasil está, no momento, sob minha direção e como vice diretor o Dr. Jaider Rodrigues de Paulo.

Algumas AMEs já têm trabalhos em andamento e necessitam ser divulgados e incentivados. Novas ações surgiram a partir do projeto AÇÕES CONSTRUTIVAS EM PARCERIA COM INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS da Dra. Marlene Nobre, que, em contato conosco, apresentou essa valiosa sugestão que serve de roteiro básico para a instalação de “Ações Construtivas” no âmbito da benemerência das AMEs. A proposta descrita está anexada neste e-mail.

Esse projeto possibilitou uma ampla discussão a cerca dos cuidados e critérios a serem observados no tocante aos aspectos ético-legais dos serviços de benemerência a serem instalados pelas AMEs. Cuidados básicos a serem observados quanto às normas técnicas da ANVISA e dos CRMS regionais e federal.

A exemplo de várias AMEs do Brasil inteiro que já nos informaram de suas atividades, como é o caso da AME Pelotas, AME Espírito Santo, AME Carioca, etc, queremos expandir o número de Ações Construtivas e, para tal, pedimos que os companheiros continuem a nos enviar informativos dos trabalhos que estão em andamento e os novos projetos que estejam surgindo.

Queremos dedicar logo no início de 2008 um espaço regular de divulgação mensal dos trabalhos solidários de cada AME, onde detalhadamente poderemos noticiar via e-mail para as outras AMEs o que estamos fazendo no campo da benemerência.

Esperamos, por fim, que Jesus, o Mestre, possa amparar os companheiros das AMEs de todo o Brasil e do Mundo, a fim de que, na continuidade de nossos trabalhos estejamos honrando a proposta sublime do paradigma Médico-Espírita.

Sérgio Lopes

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU