Histórico do DA

De 18 a 21 de junho de 2003 houve o IV Medinesp, onde ocorreu o I Encontro de Universitários Espíritas do Brasil, no qual estiveram reunidos mais de 30 acadêmicos, representando 18 cursos universitários de diversas e importantes universidades brasileiras. Deste evento foi aprovada a criação do Departamento Acadêmico da AME-BR.

Dentre os objetivos traçados podemos destacar: coordenação de pesquisas científicas multicêntricas envolvendo Saúde e Espiritualidade, a promoção do estudo e divulgação nas universidades sobre as contribuições que o Espiritismo traz a área da saúde, principalmente na formação destes futuros profissionais, através da implementação dos Grupos de Estudos de Medicina/Saúde e Espiritismo (GEMEs) em cada universidade e dos departamentos acadêmicos das AMEs regionais.

Nestes quatro anos de trabalho e esforços conjuntos com a espiritualidade maior conseguimos alcançar grandes vitórias, com a formação de GEMEs em universidades como UFMG-Belo Horizonte, UNESP-Botucatu, UNIFESP-SP, FAMEMA-Marília, UFTM-Uberaba, etc; e a realização de congressos e cursos sobre Medicina e Espiritualidade dentro dessas universidades. Nesse ano, o GEME da Unifesp denominado Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade Bezerra de Menezes-Unifesp, realizou o I simpósio de Saúde e Espiritualidade que discutiu temas como Relação Materno-Fetal: um encontro de almas, Universidade e Espiritualidade no Terceiro Milênio, Relação Mente e Corpo e Terapia complementares. Em Botucatu, tivemos o IV Congresso de Saúde e Espiritualidade que abordou os seguintes temas: Física Quântica, Homeopatia, além de ter promovido um mini-curso intitulado “Como realizar pesquisa em saúde e espiritualidade” ministrado pelo Dr. Alexander Moreira de Almeida.

O mais recente GEME criado foi o de Marília (FAMEMA) e recebeu o nome de Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade Bezerra de Menezes-Marília (NUSE Bezerra de Menezes). Iniciou suas atividades em 25 de abril de 2007 e realiza estudos quinzenais sobre o livro Alma da Matéria, juntamente com o livro dos Espíritos. Na UNESP-Botucatu, além do GESE (Grupo de Estudos de Saúde e Espiritualidade), há uma atividade de oração com os pacientes internados no Hospital das Clínicas de Botucatu semanalmente. Na Unifesp,o Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade Bezerra de Menezes é realiza o estudo do livro Reencarnação como Lei Biológica, do Dr. Décio Iandóli, e do livro Missionários da Luz ,de André Luiz, , às sextas feiras às 12h,. Na UFTM-Uberaba, o Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade Chico Xavier, realiza semanalmente estudos sobre o livro Alma da Matéria, juntamente com o “Evangelho Segundo o Espiritismo”.

A soma desses esforços resultou também no I Congresso Nacional Universitário Espírita ocorrido em outubro de 2004 na cidade de Santos – SP, o II Congresso Nacional Universitário Espírita em agosto de 2005 em Belo Horizonte – MG e o III Congresso Nacional Universitário de Saúde e Espiritualidade em abril de 2006 em Botucatu – SP. O IV Congresso Nacional ocorreu em setembro de 2007 em Uberaba.

Apesar de nossa tenra idade, esperamos contribuir ao menos com a reflexão dentro das universidades sobre um “novo” paradigma na área da saúde, o da existência da alma e do caminho através do amor para se obter a saúde, enquanto completo bem-estar biopsicossocioespiritual e ecológico, como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU