Acaba de ser publicada a primeira pesquisa abrangente que investigou a genética da mediunidade, uma parceria entre o Instituto de Psiquiatria da USP e o NUPES-UFJF.
Foram comparados todos os milhares de genes que expressam proteínas (Exoma) de 54 médiuns muito experientes de todo o Brasil e comparados com seus parentes de 1º grau não médiuns.
Encontramos 33 genes que estavam alterados em pelo menos 1/3 dos médiuns, mas em nenhum de seus familiares não médiuns.
Se o cérebro funciona como um filtro para a percepção da realidade, pelo menos alguns desses 33 genes podem permitir que cérebro dos médiuns seja um filtro mais permeável, permitindo que eles captem aspectos da realidade não percebidos pela maioria das pessoas.
Testaremos esses 33 genes em futuras pesquisas para investigar se replicaremos os resultados.
A pesquisa foi liderada pelos professores titulares de psiquiatria da USP (Prof. Wagner Gattaz) e da UFJF (Prof. Alexander Moreira-Almeida).
Pesquisa: https://cdn.publisher.gn1.link/bjp.org.br/pdf/bjp3958.pdf