História da AME Brasil

A AME Brasil criada em 1995 tem a finalidade de desenvolver e aplicar as propostas do Espiritismo no campo da medicina.

A AME-Brasil tem como tarefa difundir e preservar o movimento médico-espírita junto a outras classes profissionais liberais e ao público, além de promover eventos culturais e científicos que levem ao desenvolvimento de seu trabalho.

A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada na cidade de São Paulo, no dia 17 de junho de 1995, durante a realização do MEDNESP — 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas — realizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo, instituição pioneira que existia desde 30 de março de 1968.

Até 1991, quando se iniciaram os encontros nacionais bienais, somente existiam a AME São Paulo e a Associação Mineira de Medicina e Espiritismo (AMME), fundada em 18 de abril de 1986; a partir de então, fundaram-se outras, em vários Estados do Brasil, possibilitando o surgimento da entidade federal, com a adesão, em 1995, de 9 instituições. Hoje, são 70, incluindo-se as estaduais e regionais.

Para a primeira diretoria da AME-Brasil, que ocorreu no biênio 1995/97, foram eleitos:

  • Presidente: Dra. Marlene Rossi Severino Nobre (AME-SP) – médica ginecologista, com especialização em prevenção do câncer
  • Vice-presidente: Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza (AME-MG) – médico psiquiatra
  • Secretário: Dr. José Eldon Barros de Alencar (AME-CE) – médico cardiologista
  • Tesoureiro: Dr. José Nilson Nunes Freire (AME-Baixada Santista) – médico homeopata