Ciência e espiritualidade ganham espaço no exterior

Ciência e espiritualidade ganham espaço no exterior

Organizadores têm boas expectativas para os eventos

Se a temática espírita leva muitas pessoas a congressos e seminários aqui no Brasil, o mesmo é esperado no exterior, onde o novo paradigma para a saúde está se solidificando cada vez mais. Pela segunda vez a AME-Colômbia organiza um seminário em que a espiritualidade é inserida nos cuidados com a saúde. Para o médico Fábio Villarraga, presidente da AME-Colômbia, esta é uma oportunidade onde as palestras estarão dirigidas a todos os profissionais de saúde sejam eles espíritas ou não, e ao movimento espírita em geral, para trazer conhecimentos que estabeleçam pontes entre as ciências da saúde e a espiritualidade. Dr. Fábio explica que “Isto levará a uma maior transcendência e humanização do exercício profissional, com base na visão espírita da saúde e da doença”. E ainda complementa: “esperamos a assistência de diversos colegas médicos e diferentes profissionais da saúde que já confirmaram sua presença no evento, interessados nos temas tratados pela Dra. Marlene Nobre, presidente da AME Internacional, e do dr. Andrei Moreira, presidente da AME Minas Gerais, e demais irmãos da AME-Colômbia.
O mesmo pensamento é compartilhado pelos organizadores dos congressos que acontecem em alguns países europeus. O primeiro país a receber os membros médicos-espíritas será Portugal. De acordo com Rosário Abranches Jordão, da comissão organizadora da VII Jornadas Portuguesas, que é parceria da Associação Médico-Espírita Internacional (AME-Int) e pela Verdade e Luz – Editora e Distribuidora Espírita – uma instituição pertencente ao Grupo Espírita Batuíra (GEB), de Algés, o objetivo é “ tornar conhecida a interligação existente entre Medicina e Espiritualidade. Desde o seu início, em 2006, tem-se querido dar a conhecer ao público em geral, e à classe médica e profissões afins em particular, o paradigma médico-espírita e a sua visão holística da saúde, o qual considera que todos os processos mórbidos são essencialmente mentais e comandados pelo espírito. A compreensão e aceitação de que o espírito é o fulcro de comando do corpo físico, fará com que comece uma nova era na medicina terrestre – sendo este o objetivo que norteia a realização das Jornadas ano após ano. Como sempre, esperamos que este ano as Jornadas continuem a ser aquilo que têm sido ao longo das seis edições anteriores: que o público esgote a capacidade do amplo e moderno espaço onde elas se realizam (com capacidade para mais de 750 pessoas), demonstrando que as pessoas têm sede dos conhecimentos que só a medicina espiritual lhes oferece. Deste modo, teremos cumprido o nosso objetivo”.
Na Alemanha, os eventos da AME-Internacional são realizados desde 2008, com muita ressonância entre os alemães, que são, em média, 80% do público participante. Uma das organizadoras, Fernanda Marinho-Göebel, relata que “desde o 1º congresso tem surgido muito interesse por parte de médicos e terapeutas alemães pelos temas abordados pelos médicos da AME, que devido à sua abordagem científica do Kardecismo. Pela grande base científica apresentada pelos profissionais brasileiros, os estudos que envolvem a espiritualidade são aceitos sem problemas pela mente lógica do alemão. E os palestrantes alemães, por sua vez, enquadram-se cada vez mais na filosofia kardecista, mostrando grande aceitação e compreensão do Paradigma da AME em relação à medicina da alma”.
E na Holanda, onde alguns postulados éticos parecem andar em retrocesso com a realidade evolutiva espiritual, a palavra do novo paradigma se faz presente. Em um país onde a eutanásia é praticada, por muitos que acreditam que esta é a solução para alguns problemas de saúde, é importante mostrar à sociedade como o espírito reage perante esta triste forma de terminalidade. Para Maria Moraes, não se pode ficar de braços cruzados para a afirmação dos defensores da eutanásia que pregam “Por que sofrer se você pode “sair” da vida optando por uma morte digna?”. Ela complementa que, “sabemos que a Doutrina Espírita oferece uma visão cristalina da imortalidade da alma e que se enganam aqueles que optam pela porta falsa do suicídio, assistido ou não. Tem sido gratificante constatarmos que ha muitas pessoas, inclusive profissionais da saúde, que acreditam na continuidade da vida após a morte. Acreditam que viver é uma experiência com varias facetas e que o sofrimento é uma delas, mas, muitos ainda não entendem os mecanismos da dor provocada por enfermidades incuráveis. Os congressos de medicina e espiritualidade vêm oferecendo a oportunidade de reflexão sobre a valorização da vida, onde os médicos espíritas apresentam a medicina da alma trazendo o resultado de pesquisas internacionais que mostram evidências científicas da interação entre corpo e mente. O publico tem valorizado esse trabalho pioneiro realizado pelos médicos da AME-Internacional em parceria com o Conselho Espírita Holandês. A cada congresso nosso publico cresce, portanto, esperamos ter uma participação maior dos nativos e da comunidade espírita no congresso deste ano que será realizado em novembro”.
Já na Suíça, a médica Nelly Berchtold diz que “ainda não podemos afirmar que o espiritismo tenha penetrado na sociedade daqui. No entanto, nos eventos médico-espíritas, observamos uma grande proporção de suíços e europeus. Sobretudo quando asseguramos uma boa tradução das conferências. No que tange aos profissionais da saúde, em particular o olhar dos médicos sobre a Associação Médico-Espírita, passamos por diferentes fases: a curiosidade, o desprezo, a hostilidade, notadamente em 2011. Alguns médicos que divulgaram com entusiasmo os panfletos em seu ambiente de trabalho sofreram sanções”.
Mas, este quadro já está se revertendo e o paradigma médico-espírita começa a ganhar credibilidade e legitimidade. E como isto ocorreu? Nelly aponta que “primeiro pela excelência das conferências oferecidas, e também porque o colóquio se deu numa universidade. As dependências da Universidade de Genebra não ofereciam nenhum conforto, mas o espaço neutro e nobre facilitou a vinda dos médicos além dos psicólogos, terapeutas, enfermeiros e pesquisadores. Este ano o colóquio se dará numa organização internacional, o Conselho Ecumênico das Igrejas. Suponho que alcançaremos outro público e manteremos aquele que já se afeiçoou. As inscrições apenas começaram e estamos otimistas”.

Ciclo de palestras tem início este mês

A partir de setembro, médicos e profissionais de saúde do Brasil e do exterior estarão compartilhando seus conhecimentos e estudos sobre a realidade espiritual nos cuidados integral do homem moderno. Nos dias 8 e 9 de setembro, acontece na cidade de Washington, nos Estados Unidos, o 4º Congresso Médico Espírita dos Unidos, que enfoca a integração das práticas de recursos espirituais no tratamento e cura dentro da medicina tradicional. A presidente da AME-Brasil e AME-Internacional, Dra. Marlene Nobre, também estará nos dias 22 e 23 de setembro em Bogotá, capital colombiana, para a realização do II Seminário de Saúde e Espiritualidade, proferindo palestras sobre a integração clínica e acadêmica dos hospitais espíritas e das associações médico-espíritas e também discorrerá sobre a medicina no novo milênio.
Nos dias 20 e 21 de outubro, começa a jornada em continente europeu, sendo Portugal o primeiro país a receber os profissionais que abordarão a ação dos sentimentos sobre a saúde, em 20 palestras ministradas por brasileiros e portugueses.
Em 27 e 28 de outubro, Paris sedia o 5º Congresso Francofônico de Medicina e Espiritualidade, com o tema Interconexão Medicina-Espiritualidade: Um novo paradigma para a saúde. Nos dois dias, pesquisadores renomados como dr. Pim Van Lommel e dr. Jeff Levin entre outros estarão compartilhando seus estudos acerca da realidade espiritual e sua relação com a saúde.
No dia 3 de novembro, Holanda abriga quatro palestras também abordam assuntos atuais como a eutanásia, a importância da espiritualidade na prática clínica, nos cuidados paliativos e na dependência química, além de enfatizar a importância dos pensamentos para a saúde integral.
Já nos dias 3 e 4 de novembro, é a vez do 5º Congresso Médico-Espírita da Alemanha, a ser realizado na cidade de Bonn. Seis palestrantes brasileiros e quatro alemães discorrerão sobre a mediunidade, passes e a necessidade de tratamentos complementares para os transtornos psíquicos, entre temas importantes para a união entre ciência e fé.

Em 10 e 11 de novembro, é a vez de Genebra, na Suíça abrigar as palestras com o seminário Integração de Medicina e Espiritualidade: A Medicina do Século XXI, contando com seis palestrantes estrangeiros e cinco brasileiros.

DECÊNIO – Este é o décimo ano consecutivo em que representantes da AME-Brasil e Internacional participam de seminários no Exterior. Eles tiveram início em 2002, com a viagem da Dra. Marlene Nobre por vários países, durante 30 dias. Com a realização do 1º Encontro Médico-Espírita Europeu, em Barcelona, em 2003, os representantes das entidades passaram a ser convidados a proferir palestras em vários países.

 

COLÔMBIA

A presidente da AME-Brasil e AME-Internacional, Dra. Marlene Nobre, também estará nos dias 22 e 23 de setembro em Bogotá, capital colombiana, para a realização do II Seminário de Saúde e Espiritualidade, proferindo palestras sobre a integração clínica e acadêmica dos hospitais espíritas e das associações médico-espíritas e também discorrerá sobre a medicina no novo milênio.

ESTADOS UNIDOS

Terapia Espírita na Medicina Integrativa

4th U.S. Spiritist Medical Congress – “Spiritual Therapy in Integrative Medicine”

Em 8 e 9 de setembro, acontece em Washington DC (EUA), o 4th U.S. Spiritist Medical Congress – “Spiritual Therapy in Integrative Medicine”. Mais informações podem ser obtidas em www.sma-us.org

FRANÇA – 5ème Congrès de Médecine et Spiritualité

HOLANDA

É com grande prazer que convidamos você para o 3º Congresso de Medicina e Espiritualidade organizado pelo Conselho Espirita Holandês em parceria com a AME-Internacional.

Venha participar conosco deste congresso onde vários temas serão abordados à luz da medicina e espiritualidade por oradores do Brasil e da Holanda. Os oradores irão apresentar a visão espiritual no tratamento não só do corpo, mas das doenças da alma.

Temas & Oradores

CHRISTOPHOR COPPES

1. Em harmonia com a Luz

JOAO ASCENSO

1. Eutanásia e Suicídio perante as Evidências Cientificas da Experiência de quase morte

JORGE CECILIO DAHER JR.

1. Pensamento – força motriz para a saúde

2. A Contribuição da Espiritualidade no Tratamento da Dependência Química

MARCIA REGINA COLASANTE SALGADO

1. Como abordar a Espiritualidade na Prática Clínica

2. O papel da Espiritualidade nos Cuidados Paliativos

Data : Sábado, 3 de novembro de 2012

Horário : Recepção: a partir das 8h30Congresso das 9h15 às 17h15

Local : Salão de conferencia do Hotel Casa400

Endereço : Eerste Ringdijkstraat 4 – 1097 BC Amsterdam

Inscrições

Faça sua inscrição on-line via www.psyche-geneeskunde.org ou envie o formulário em anexo via e-mail para: [email protected] ou eventualmente para: NRSP, Klokketuin 15, 1689 KN Hoorn.

Quem se inscrever e pagar ate o dia 30 de agosto paga apenas €60,00 com direito a lanche e bebidas ou €45,00 sem lanche.

As palestras serão em Português e Holandês com tradução simultânea (com fone de ouvido).

Mais informações através do site www.psyche-geneeskunde.org ou por e-mail: [email protected]

Contato por telefone:

06 – 45 26 79 02 com Maria Moraes (Português / holandês)

Syne G. Fonk 06-18 68 52 48 (Holandês/inglês)

Dalva Marçal da Cruz 06- 15 09 16 59 (Português / holandês)

Nilson Nascimento 06 – 44 35 75 38 (Português / holandês).

ALEMANHA

Será realizado nos dias 3 e 4 de novembro de 2012, em Bonn, na Alemanha, 5. Deutscher Kongress für PsychoMedizin. Mais detalhes no site http://www.kongress-psychomedizin.com

Deixe um comentário

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU